A restrição do sono pode ser causa de dor?

A síndrome do sono insuficiente trata-se de uma auto imposição de uma privação do sono. Já a fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica que cursa com específicas alterações do sono, além de dor difusa. A fibromialgia em adultos deve incluir achados de dor generalizada (sintoma principal), sensibilidade aumentada em pontos espalhados pelo corpo, queixas cognitivas, fadiga, distúrbios do sono e aumento de queixas gerais. Estes sintomas devem estar presentes por pelo menos 3 meses.

Os pacientes com fibromialgia tendem a ser pouco respondedores às medidas de tratamento usuais (comportamentais e farmacológicas) e, por conta da própria sintomatologia da fibromialgia, são pouco aderentes à terapêutica proposta.

O sono não restaurador entra como critério diagnóstico da fibromialgia, na escala de severidade de sintomas.

A perda do sono amplifica a experiência de dor. Experimentos em humanos estabelecem essa relação entre privação de sono total ou parcial promovendo aumento da dor, incluindo uma redução dos limiares de dor. Isso ocorre tanto em privações de sono de poucos dias quanto na persistência por longos períodos desta privação. Sugere-se o sono como um novo alvo terapêutico para o controle da dor, incluindo circunstâncias em que o sono é frequentemente curto e a dor é extensamente percebida.

Nos pacientes com fibromialgia, a polissonografia pode inclusive mostrar intrusão de um ritmo mais rápido, na frequência alfa, durante o sono de ondas lentas (frequência delta). Este achado, eletroencefalográfico é conhecido como padrão alfa/delta, que pode correlacionar-se com relatos de um sono não reparador e microdespertares corticais não percebidos pelo paciente. Há uma relação bidirecional entre dor e sono. Os pacientes com dor têm dificuldades de permanecer deitados ao longo da noite, levando a uma fragmentação do sono, e o sono ruim por si só leva a uma maior percepção de dor.

Fonte:

The pain of sleep loss: a brain characterization in humans Adam J. Krause, et al. Journal of Neuroscience 20 March 2019, 396(12) 2291-2300.

Insônia do diagnóstico e tratamento - Consenso Brasileiro de insônia (2019), da Associação Brasileira de Medicina do Sono.

The association between pain and sleep in fibromyalgia. Buse Keskindag et al. Saedi Medical Journal May 2017, 38(5) 465-475